
ESCOLA SUPERIOR DE DEFESA (ESD)
27/05/2023
Chefe de Educação e Cultura realiza visita institucional à Escola Superior de Defesa
O Chefe de Educação e Cultura do Estado Maior-Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, esteve na Escola Superior de Defesa (ESD), na manhã de sexta-feira (26), para conhecer a escola e os trabalhos realizados. Na ocasião, realizou a palestra “Consolidando a interoperabilidade entre as Forças Armadas” para todo o efetivo da ESD e visitou as instalações da Escola.
Durante sua explanação, falou sobre a Estratégia Nacional de Defesa (END) e seu sexto objetivo: “ampliar o envolvimento da sociedade brasileira nos assuntos de Defesa Nacional”. Mostrou a estrutura da Chefia de Educação e Cultura (CHEC) dentro do Ministério da Defesa, além da Missão e Visão da CHEC e apresentou algumas atividades que serão realizadas ao longo de 2023.
Segundo ele, é importante conhecer os processos e as rotinas das organizações. “É um prazer estar aqui e apresentar as ideias da chefia de Educação e Cultura. Nosso objetivo é promover estudos de Defesa e capacitar líderes civis e militares. Para isso, é importante estarmos alinhados para que possamos buscar melhores oportunidades para apoiar a Escola”, disse.
O General Lancia reforçou sobre a importância do fomento à pesquisa e da otimização de conteúdos educacionais com foco na área do conhecimento. Com isso, destacou alguns temas de pesquisa de relevância para a Defesa: submarino de propulsão nuclear, aeronave supersônica, defesa biológica, simulação de combate, orçamento e finanças.
Em seguida, o Comandante da ESD, Major-Brigadeiro Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, realizou uma apresentação sobre a Escola, cursos desenvolvidos e projetos futuros. Ao final, o CHEC conheceu as principais instalações da ESD, passando por todos os blocos e áreas como Profesp, alojamentos, Capela e Biblioteca.