IDN - PORTUGAL

16 ABR 24 - Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho

​O Instituto da Defesa Nacional (IDN), em parceria com a Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho, realizou o “IX Seminário IDN Jovem", que teve lugar na EEG , na cidade de Braga, nos dias 9 e 10 de abril de 2024. A sessão de abertura contou com uma intervenção do Tenente-Coronel Jorge Rodrigues, na qualidade de Keynote Speaker, subordinada ao tema “Transição Energética: um rumo geopolítico sustentável?".

IX Seminário IDN Jovem

05 ABR 24 - NATO 75 Anos

​O dia 4 de abril de 2024 assinala o 75º aniversário da NATO, recordando a assinatura do Tratado do Atlântico Norte. Esta materializou a vontade soberana de doze países europeus e dos Estados Unidos para a constituição de uma Aliança defensiva, centrada no princípio da defesa coletiva e da consulta mútua entre as partes contratantes, na preservação da paz e da segurança internacional.

NATO 75 Anos (idn.gov.pt)

INSTITUTO DA DEFESA NACIONAL (IDN) / PORTUGAL

03 ABR 24 - Workshop ‘Megatendências para Portugal na ótica da Segurança e Defesa’

​Nos dias 26 e 27 de março de 2024, decorreu nas instalações de Lisboa do Instituto da Defesa Nacional (IDN), um workshop sobre “Megatendências para Portugal na ótica da segurança e defesa”. O evento foi uma realização conjunta entre a Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública – RePLAN (https://www.planapp.gov.pt/apresentacao-replan/), a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, a Secretaria-Geral do Ambiente e o Instituto da Defesa Nacional.

O programa do workshop pode ser consultado aqui​.

Workshop ‘Megatendências para Portugal na ótica da Segurança e Defesa’ (idn.gov.pt)

03 ABR 24 - IDN Brief | Reflexões sobre a Conferência de Munique

​Mais de 50 chefes de Estado e de Governo e várias dezenas de ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, incluindo de Portugal, marcaram presença na 60.ª edição da Conferência Internacional de Segurança de Munique, que decorreu entre os dias 16 e 18 do passado mês de fevereiro.

IDN Brief - março 2024

IDN Brief | Reflexões sobre a Conferência de Munique

INSTITUTO DA DEFESA NACIONAL (IDN) / PORTUGAL

26 MAR 24 - Conferência “A proteção de civis na ótica das Forças Armadas portuguesas”

​A Delegação do Porto do Instituto da Defesa Nacional (IDN) acolheu a conferência subordinada ao tema “A proteção de civis na ótica das Forças Armadas portuguesas: direito internacional, segurança humana e boas práticas". Esta conferência teve por objetivo debater as várias dinâmicas da proteção da população civil no âmbito das missões das Nações Unidas, da União Europeia e da NATO e o quadro de participação das Forças Armadas Portuguesas naqueles contextos.

Conferência “A proteção de civis na ótica das Forças Armadas portuguesas” (idn.gov.pt)