Histórico (2)

Histórico (2)

 

A Conferência dos Colégios de Defesa Iberoamericanos foi criada por ocasião da VIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, realizada em 1998, na cidade de Oporto (Portugal), quando os participantes concordaram que, a partir do ano seguinte, como sinal da cooperação e do entendimento em matéria de Defesa, os países Iberoamericanos deveriam iniciar reuniões periódicas, materializadas pelos organismos acadêmicos encarregados desses estudos. Naquela oportunidade, o Ministro da Defesa da Espanha propôs seu país como sede da I Conferência de Diretores dos Colégios de Defesa Iberoamericanos (CDCDIA), que ocorreu no ano de 1999.

A partir daí estas conferências vêm ocorrendo em diferentes países Iberoamericanos (Brasil, Portugal, Chile, Venezuela, Uruguai, Colombia, R. Dominicana, Equador, México e Espanha).

Na VII CDCDIA (2006) foi proposto a criação de uma Associação de Colégios de Defesa Iberoamericanos (ACDIA) e, durante a celebração da X CDCDIA em Santo Domingo (República Dominicana), em outubro de 2009, foi assinado seu documento de criação, com a finalidade de favorecer a transferência de informação, estudos e experiências acadêmicas e os contatos permanentes entre os Colégios Iberoamericanos de Defesa, aproveitando as vantagens da rede virtual e das novas tecnologias da informação. O objetivo final é criar um centro permanente de Gestão de Documentação e um órgão de Coordenação de Estudos que permita avançar até a constituição de um Centro Virtual Iberoamericano para a Paz e a Segurança Internacional. Esta Associação se reúne simultaneamente à CDCDIA.

Assim se busca atender ao Programa de Ação acordado pelos Chefes de Estado dos países membros da Comunidade Iberoamericana na XVII Cimeira Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo, que em sua Tarefa número 33 diz “favorecer à transferencia de informação, estudos e experiências acadêmicas e os contatos permanentes entre os Colégios Iberoamericanos de Defesa, aproveitando as vantagens da rede virtual e das novas tecnologias da informação. Encorajar a programação e a realização de atividades compartilhadas entre as Conferências de Diretores dos Colégios Iberoamericanos de Defesa. Com essa finalidade, encarregar à Secretaria Geral Iberoamericana (SEGIB) um estudo relativo à constituição de um Centro Permanente de Gestão de Documentação e um órgão de coordenação de estudos que permita avançar até a possível constituição de um Centro Virtual Iberoamericano de Estudos para a Paz e a Segurança Internacional”.