A Associação dos Colégios de Defesa Ibero-americanos constitui um mecanismo de contato permanente entre os diferentes Institutos e Colégios de Defesa, no campo acadêmico, com o objetivo de promover o intercâmbio permanente de experiências e debates sobre uma cultura e pensamento próprio no campo dos estudos para a paz, defesa e segurança internacional, que serve adicionalmente como vínculo para estreitar os laços de amizade, cooperação e criação progressiva de uma cultura de segurança e defesa da Comunidade Ibero-Americana.
ESTRUTURA DA ASSOCIAÇÃO
A Associação dos Colégios de Defesa é composta pelos seguintes órgãos:
-
Uma Junta de Diretores de Colegios de Defesa, formada pelos Diretores dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos integrados na Associação, que se reunirá durante a Conferência Anual de Diretores. A Junta será presidida pelo Diretor do Colégio de Defesa do país anfitrião da Conferência de Diretores.
-
Uma Junta de Coordinação Acadêmica da Associação (JCAA), constituída pelos Coordenadores Acadêmicos Nacionais nomeados por cada Colégio de Defesa. Na qualidade de órgão técnico da Junta de Diretores, a JCAA será responsável por cumprir o plano anual estabelecido para a associação.
-
Uma Secretaria de Coordenação Pro-tempore, responsável pela organização e desenvolvimento da CDCDIA e cujas as atribuições serão definidas em regulamento próprio. O Coordenador Acadêmico Nacional do país anfitrião da CDCDIA exercerá as funções de Secretário de Coordenação Pro-tempore da Associação e Presidente da JCAA.
-
Uma Secretaria de Coordenação Permanente, para auxiliar a Secretaria de Coordenação Pro-tempore, cuja as atribuições serão definidas em regulamento próprio.