
ESCOLA SUPERIOR DE DEFESA (ESD)
01/06/2023
Parceria entre ESD e Colégio Real de Ensino Superior Militar do Reino do Marrocos possibilitará intercâmbio cultural e acadêmico
A Escola Superior de Defesa (ESD) e a Administração da Defesa Nacional do Reino do Marrocos, representada pelo Colégio Real de Ensino Superior (CREMS), assinaram, nesta quinta-feira (1°), um Memorando de Entendimento entre as instituições, na embaixada do Marrocos, em Brasília (DF). O objetivo é desenvolver a cooperação no domínio de ensino superior militar entre as partes.
A parceria possibilitará a cooperação em diferentes frentes, como o intercâmbio de oficiais, professores e estagiários, a participação em exercícios operacionais simulados, a troca de conhecimento acadêmico, além da organização conjunta ou participação em atividades científicas, tais como conferências, seminários, workshops e cursos.
O termo foi assinado pelo Comandante da ESD, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, e pelo Embaixador do Reino do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi.
De acordo com o embaixador, a cooperação entre a CREMS e o Brasil não é recente. Em maio de 2017, uma delegação do CREMS havia visitado o Brasil. Os 70 membros da delegação assistiram no Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) a palestras sobre a indústria de defesa do Brasil e sobre os projetos estratégicos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
“Gostaria de saudar o nível de excelência alcançado pela relação bilateral Marrocos/Brasil que está realizando hoje mais um passo à frente com a assinatura deste Memorando de Entendimento na área acadêmica militar”, destacou. Ainda, segundo ele, o objetivo por meio do diálogo entre as duas instituições acadêmicas é de fazer um diagnóstico objetivo das ameaças assimétricas que estão crescendo rapidamente.
Para o Major-Brigadeiro Codinhoto, é uma honra realizar a assinar o memorando junto ao Marrocos. “Sabemos que o caminho é longo e muito há o que se construir para que alcancemos nossos objetivos comuns. Porém, toda a jornada se inicia com um primeiro passo e, hoje, é o que estamos fazendo”, finalizou.